Clique p/ Abrir - Fechar
 
 
 
 
Clique p/ Abrir - Fechar
Documento sem título
Documento sem título
Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 - 07:52

 

A AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA.

A ANTROPOMETRIA é a ciência que estuda e avalia as medidas de tamanho peso e proporções corporais dedo corpo humano é constituída de medidas de rápida e fácil realização, não necessitando de equipamentos sofisticados e de alto custo financeiro.

PESO CORPORAL.

MATERIAL: uma balança com precisão de 100g.

ESTATURA:

MATERIAL: Pode ser uma fita métrica fixada a parede.


COMPOSIÇÃO CORPORAL

ATRAVÉS das: DOBRAS CUTÂNEAS a mensuração das pregas cutâneas, por ser uma técnica simples, pouco onerosa e de fácil manuseio e, sobre tudo, por apresentar alta fidedignidade, correlacionando-se otimamente com técnicas mais sofisticadas, tem sido o método preferido dos pesquisadores na área do exercício físico e nos esportes. Os valores das dobras cutâneas (DC) são encontrados usando-se instrumentos específicos denominados compasso de dobras cutâneas [...].

MATERIAL: Compasso

PERIMETRIA

As medidas antropométricas de circunferências correspondem aos chamados perímetros. Pode ser definido como perímetro máximo de um segmento corporal quando medido em ângulo reto em relação ao seu maior eixo.

MATERIAL: Fita métrica

FONTE DE PESQUISA: JOSÉ FERNANDES FILHO, 1999.

O início de qualquer programa de atividade física ou treinamento para QUALQUER IDADE deve estar fundamentado em avaliações físicas.

Quanto maior o número de informações coletadas pelo professor, melhor será a prescrição da atividade física a ser realizada pelo aluno.

A Avaliação é o julgamento, correlação, interpretação, compreensão, organização, classificação e aplicação dos resultados obtidos; ela orienta e verifica se os propósitos do treinamento estão sendo obtidos.

NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA podemos, através das avaliações, acompanhar a maturação de nossos alunos, identificarmos se há alguma disfunção em seu crescimento e encaminharmos aos profissionais habilitados para o acompanhamento.CIENTES que nem sempre a idade cronológica está de acordo com a biológica, ou seja, o aluno pode estar com 11 anos de idade e apresentar um porte físico de 13 anos, fato esse importante e que deve ser levado em consideração no momento de fazer qualquer observação e avaliação física.
A avaliação física é um bom começo tanto para o aluno quanto para o professor.

OBSERVAÇÃO: Existem outros métodos na avaliação antropométrica que não foram abordados, como: DIÂMETRO ÓSSEO, ENVERGADURA e COMPRIMENTO TRONCO-CEFÁLICO.

CONCLUI: José Alves Vila Real Júnior.

Ads
Escolha sua rádio preferida
Rock
Country Blues Reggae

Super Antigos Games
Documento sem título | |
Documento sem título