Com a descoberta do fogo pelo homem na pré-história, surgiu a preocupação de fazer reservas necessárias à sua sobrevivência.
Com esse objetivo, ele recorreu de início à exposição de carnes e peixes ao sol e quando as condições climáticas não permitiam, começou a usar o calor produzido pela combustão de madeiras.
    Aplicando o calor na secagem de alimentos, surgiu a prática da defumação que na antiguidade agradou muito os egípcios, gregos e romanos, pois além de modificar o sabor das aves, peixes e carnes, o principal objetivo era de atuar como agente de conservação. Com isso, não só podiam ser feitas previsões para períodos de excassez, mas também incluídos entre artigos para intercâmbios comerciais.
    É interessante notar que apesar de ser conhecido esse processo desde épocas remotas, só a partir do século XVIII é que nos levou a conhecer a causa responsável pela deterioração dos alimentos.
    A defumação consiste em colocar o produto a ser defumado em câmara própria, submetendo-o a fumaça e temperaturas controladas que variam de acordo com o tipo escolhido.
Site desenvolvido por Rodrigo A. Semeghini- 2005 ® todos os direitos reservados para Açougue Rainha da Paz